contato@j2rconsultoria.com.br
+55 (11) 4119-9850

Qualidade das informações fiscais entregues evita autuações e exposição fiscal

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

Atualmente as empresas precisam atender as três esferas de legislação (Municipal, Estadual e Federal) sem contar com alguns órgãos de classe que também exigem informações dos contribuintes (ANVISA, INMETRO, etc), totalizando mais de 88 tipos de tributos e aproximadamente 250 tipos de documentos fiscais que as empresas precisam entregar ao Fisco.

Ou seja: para estar em compliance com as demandas fiscais é preciso ter uma gestão altamente eficaz para entregar informações validadas e nos prazos certos.

Por isso, a J2R Consultoria é o parceiro que pode te apoiar nisso, com sistemas que automatizam os envios e checagem dos dados para o Fisco e um time especializado em te atender em todas as novas demandas da legislação.

Dificilmente as empresas têm mapeado quem são os responsáveis pela entregas, se tudo é efetivamente validado antes do envio e se as informações ficam registradas e armazenadas nas máquinas dos usuários, nos servidores ou em nuvem.

“Com a automaçãoda maioria das obrigações fiscais e acessórias, acreditamos que os gestores das áreas de negócios e TI precisam se preocupar não só com o cumprimento das obrigações (vencimentos e entregas), como também com a guarda dos arquivos e informações e seus respectivos protocolos e, principalmente, atribuir as responsabilidades a toda equipe. Com essa nova forma de atuação do Fisco, acreditamos que os gestores precisam ter ferramentas para auxiliar nas atividades e entregas”,analisa o gestor da J2R Consultoria, José Carlos Antunes.

O executivo explica que, normalmente, são equipes diferentes que cuidam de cada tributo nas empresas: por exemplo, uma equipe trabalha com tributos diretos, outra com tributos indiretos. Como essas informações não estão integradas no sistema, não é possível saber se há inconsistência dos dados, o que pode acarretar em autuação.

“No caso da gestão da NFe de entrada, as empresas de todos os portes e segmentos passaram a ser co-responsáveis pelas NFs (XML e DANFE) que recebem, com o risco de serem notificadas e autuadas se as notas fiscais não estiverem escrituradas corretamente”, comenta Antunes.

Para a correta gestão das NFs eletrônicas de entradas, a recomendação da J2R Consultoria é o MASTERSAF Tax Analyser que antecipa a análise do Fisco para oferecer qualidade e conformidade nas informações fiscais. Essa solução antecipa a auditoria e minimiza possíveis inconsistências de dados escriturados.

Outra especialidade da J2R Consultoria é a alocação de profissionais altamente especializados em soluções Mastersaf, SAP e Oracle. “O diagnóstico é a implementação adequadas resultam em economia e melhoria de processos com alto valor na gestão dos negócios”, explica José Carlos Antunes, gestor da J2R Consultoria.

Fique atento aos prazos para iniciar ou rever seus projetos:

Mensal – DCTF (Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais) – obrigação deve ser entregues pelas empresas à Receita Federal referente aos Tributos Federais do period anterior;

Fevereiro – DIRF (Declaração Imposto Retido na Fonte) – No ultimo dia útil a obrigação deve ser entregues por todas as empresas referente à movimentação do ano anterior;

Maio – ECD (Escrituração Contábil Digital – SPED Contábil) – No ultimo dia do mês deve ser entregues referente à movimentação contábil do ano anterior;

Junho – ECF (Escrituração Contábil Fiscal) – No ultimo dia do mês deve ser entregue referente à movimentação contábil e apuração do IRPJ e CSLL do ano anterior.

Consulte nossos especialistas, nós podemos lhe apoiar.

Escreva um comentário