contato@j2rconsultoria.com.br
+55 (11) 4119-9850

Mastersaf DW é ideal para oeSocial e a EFD-REINF

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

Ano passado o Fisco divulgou a separação do eSocial e do EFD-REINF com a intenção de proporcionar maior agilidade na atualização da documentação do eSocial. Este é o momento ideal para retomar esses dois projetos para realizar todos os ajustes necessários em seu sistema em uso.

O Mastersaf DW é o mais completo software fiscal e tributário, integrado aos principais ERPs do mercado, abrangendo desde os impostos municipaisaté os estaduais e federais. A partir de uma base de dados única, atende diferentes situações exigidas pelo Fisco na espera federal (como eSocial e EFD-REINF), resultando em segurança nos processos de apuração dos impostos.

Realiza diversos controles e processos de apurações, retenções, escriturações, declarações e meios magnéticos para apresentação à Receita Federal. Outro diferencial importante do Mastersaf DW é a automatização das retenções de DARFs e DCTFs, além da atualização dinâmica de todas as alterações realizadas pelo Fisco.

No caso da EFD-Reinf, em outubro a Receita Federal publicou anova versão do leiaute (beta versão 0.101), regras de validação e das tabelas e 2018 para a primeira transmissão. Para estar em compliance com o Fisco, o desafio é a revisão e adequação dos processos e a mudança cultural nas empresas, porque a maioria ainda temas informações descentralizadas e até em controles manuais como planilhas Excel.

A EFD-Reinf contempla todas as retenções do contribuinte em relação com o trabalho e as informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

Essa obrigação acessória é semelhante ao eSocial, porque trata as informações requeridas por eventos, possibilitando os envios dos eventos em arquivos XML em momentos distintos. Clique aqui e veja as informações exigidas.

Já no eSocial, o Comitê Gestor divulgou no Diário Oficial da União a Resolução nº5/2016 referente à aprovação da versão 2.2 do Leiaute do eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Esse novo leiaute (já disponível em: “Documentação técnica” no Portal do eSocial), aprimora pontos importantes como a adaptação aos órgãos públicos, adequação às alterações legislativas e às normas tributárias, trabalhistas e previdenciárias.

Também foi definida uma nova forma de consolidação da documentação do eSocial, que passa a ser publicada em dois conjuntos distintos:

1) Leiautes do eSocial e seus anexos (tabelas e regras de validação);
2) Manual de Orientação do eSocial.

Ambos serão vinculados a uma mesma versão básica, porém com a flexibilidade de serem lançadas versões independentes, seja para ajustes de pequenas correções nos leiautes ou para a inserção de detalhamento do manual.

Contribuintes e empregadores obrigados a usar o eSocial que não prestarem as informações no prazo ou apresentar com erros ou omissões, ficarão sujeitos às penalidades previstas na legislação.

Escreva um comentário