contato@j2rconsultoria.com.br
+55 (11) 4119-9850

3 passos para manter suas obrigações fiscais em dia

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

O objetivo do projeto SPED é zerar a informalidade, possíveis fraudes e a sonegação. Em resumo: o projeto consiste na modernização da sistemática do cumprimento das obrigações acessórias, por isso, não estar em dia com o Fisco representa um enorme risco para sua empresa, que fica passível de fiscalizações que podem gerar multas ou outras penalidades.

A equipe da J2R Consultoria selecionou 3 passos para que você mantenha suas obrigações fiscais em ordem:

1º Tenha um parceiro da área Fiscal/Tributária

As empresas precisam fazer um bom planejamento tributário, porque as regras fiscais, em geral, são diferentes de acordo com o segmento de atuação da empresa, faixa de faturamento, localidade, entre outros pontos que podem influenciar na tributação e obrigações da empresa.

Saber exatamente quais são os tributos pertinentes ao seu negócio, com que frequência devem ser recolhidos e como apresentá-los ao governo farão toda a diferença. É ai que um parceiro fiscal/tributário especializado será estratégico, porque colocará sua empresa em dia com toda a legislação.

2º Faça a gestão do processo

Acompanhar todas as atualizações e novidades da legislação não é uma tarefa fácil, demanda tempo e sistemas com tecnologias avançadas. Estar atento às alterações de leis é fundamental e não só às modificações, mas também aos processos internos como a guarda de toda essa documentação.

Um exemplo são as notas fiscais emitidas pela empresa e contra ela, o que muitas empresas ainda não fazem e são a base para praticamente todos os cálculos, apuração e pagamento dos impostos, como o envio das obrigações ao governo. Por isso a gestão dos processos é extremamente necessária.

3º Esteja em conformidade fiscal

A conformidade não está apenas em pagar em dia os tributos e apresentar as informações corretas ao governo. Ter esses documentos arquivados é indispensável, caso haja fiscalização em sua empresa.

Padronizar todos os processos e manter uma auditoria constante das obrigações acessórias enviadas nos últimos cinco anos é fundamental, caso haja intimação para esclarecer qualquer divergência no sistema.

Está precisando de um parceiro estratégico?

Vamos marcar uma reunião com os especialistas da J2R Consultoria?

Escreva um comentário