contato@j2rconsultoria.com.br
+55 (11) 4119-9850

Atenção aos detalhes do eSocial

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

J2R destaca alguns cuidados com o eSocial

Um dos objetivos do eSocial é garantir que os direitos trabalhistas e previdenciários dos empregados sejam devidamente cumpridos.

A previsão é de que os trabalhadores ganhem maior agilidade no processo de aposentadoria e passem a ter seus direitos previdenciários e trabalhistas mais respeitados.

Com o eSocial o governo quer que todos os fatos importantes da vida laboral do trabalhador fiquem registrados no sistema e estejam disponíveis quando o trabalhador precisar. Acabando com e peregrinação na busca dessas informações nos arquivos de antigas empresas, muitas já extintas.

Inicialmente o projeto será complexo, porque demandará a reunião e organização de muitas informações, tanto dentro da empresa como por parte dos colaboradores, que precisarão, por exemplo, atualizar seus cadastros corporativos. Para te apoiar, listamos 3 detalhes importantes:

Obrigação

O objetivo do projeto é o envio das informações relativas à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício. Por isso, todos os empregadores, sejam pessoas jurídicas ou físicas, serão obrigados a realizar essa entrega. Todo o empregador tem as mesmas obrigações perante o sistema do governo.

Por parte da empresa, são muitos os dados que precisarão ser informados, o que obriga os empregadores (o quanto antes) reunir e adequar as informações da empresa e de seus colaboradores. Isso inclui o saneamento de cadastros e a manutenção constante para evitar problemas futuros.

Mudança na rotina

A estimativa é que haja um ganho considerável de tempo com a implementação do eSocial, além da redução do volume de trabalho. Porém, apenas após o período de implementação e ajustes nos processos internos das empresas.

Esse ganho será efetivamente percebido em médio prazo, porque durante a fase de readaptação pode ocorrer um acúmulo das velhas obrigações (ainda não extintas) e das novas que começam a ser cumpridas em paralelo.

Unificação

Quando plenamente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo por parte das empresas por apenas uma. A finalidade também é reduzir divergências nos registros empregatícios e números de identificação fiscal: CPF e NIS, que é composto por NIT, PIS e PASEP.

Além disso, com o eSocial futuramente deixará de ser necessário o envio de várias obrigações acessórias como: RAIS, CAGED, DIRF, CAT e outras informações, que estarão centralizadas nessa obrigação.

Por outro lado, é fundamental ter uma ferramenta eficiente para a geração e envio dos dados do eSocial ao Fisco – como o Onesource eSocial, da Thomson Reuters, para que não haja inconsistências que terão como consequência fiscalizações e possíveis multas.

Diferenciais do Onesource eSocial

Consistências antes dos envios 

Além do serviço de mensageria e controle dos eventos enviados ao Fisco, a Thomson Reuters se preocupa com a qualidade das informações que seus clientes entregarão ao Fisco, e preparou a ferramenta para algumas consistências e checks antes dos disparos.

Na plataforma é possível o cliente fazer a integração dos dados de diversas fontes e origens e diversos formatos, ou seja, a integração não será um problema no seu projeto de implantação do eSocial.

De x Para

Tem a opção de adequar os dados da empresa com as informações exigidas no leiaute do eSocial, como por exemplo: podemos tratar o De x Para de Rubricas.

Monitoramento das informações/eventos

Nossa solução disponibilizará um dashboard para que os usuários possam, analisar e processar o envio dos eventos, parametrizando os disparos de forma manual ou automática.

Perfil de acessos por responsabilidades

No sistema Onesource eSocial é possível parametrizar os níveis de acessos por eventos, exemplificando: um analista com perfil de atuação somente com eventos de afastamento temporário (S-2230), não terá acesso aos eventos de remuneração do trabalhador (S-1200), se assim for parametrizado.

A J2R Consultoria é altamente capacitada para implantar a solução Onesource, com expertise nos processos e informações do eSocial, desde o mapeamento, desenho das integrações e implantação completa

 Nosso time fará todo o acompanhamento, desde as primeiras entregas em Janeiro/2018.

Escreva um comentário