contato@j2rconsultoria.com.br
+55 (11) 4119-9850

Sua empresa está pronta para as atualizações do eSocial ?

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

Confira o que o auditor fiscal da Receita Federal e mentor do eSocial, Daniel Belmiro Fontes, tem a dizer sobre o novo ambiente de testes.

Você conhece as vantagens do ambiente de testes do eSocial ?

Entrou no ar, em 01 de agosto, o ambiente de testes do eSocial, que tem como principal objetivo verificar as inconsistências das informações enviadas ao governo. Este é o momento de integrar seus sistemas, fazer o saneamento dos cadastros, treinar o time e deixar tudo pronto e testado para quando o eSocial entrar em vigor sua empresa esteja apta às novas rotinas.

O auditor fiscal da Receita Federal e mentor do eSocial, Daniel Belmiro Fontes, chama a atenção para o fato de que eSocial não disponibilizará ambiente de testes no formato web (com interface), como tem hoje no acesso do empregador doméstico.

Portanto, para a realização de testes, as empresas deverão utilizar sistemas próprios, que farão a comunicação com o eSocial via Web Service. Isso quer dizer que somente as empresas que estão com os sistemas adaptados poderão enviar os arquivos por webservices (eventos .xml) para o eSocial, com serviços de mensageria e preparação dos arquivos para serem enviados.

A J2R Consultoria alerta que, neste momento, a TI é fundamental para apoiar os demais departamentos nessa fase de testes e na integração de todo o ambiente com o novo sistema.

Isso é importante porque com o eSocial, as informações da estrutura empresarial (os cargos e salários, as tabelas de carreiras, a jornada de trabalho e todas as informações referentes aos funcionários)  serão validadas pelo Registro de Eventos Trabalhistas (RET), com várias peculiaridades em cada um dos itens.

Isso vai exigir da empresa um cuidado extra, porque hoje isso não é feito no processo atual. Nesse novo cenário do eSocial, o sistema da folha de pagamento e o sistema empresarial é que vão abastecer o eSocial, hospedando dentro da estrutura de dados os cadastros e a parte do livro de eventos trabalhistas.

Daniel Fontes também explica que assim que o eSocial entrar em vigor, as informações não serão aceitas se não tiver consistência. Então, este é o momento para adaptar seus sistemas e realizar todos os testes no ambiente que entrou em operação em agosto, evitando possíveis fiscalizações e multas se isso for feito após a entrada em vigor e as informações não forem aceitas. O auditor explica que a inconsistência dos dados enviados ao ambiente de testes tem isso essa.

Fonte: Canal do youtube do Daniel Belmiro Fontes

Escreva um comentário