contato@j2rconsultoria.com.br
+55 (11) 4119-9850

Riscos do não planejamento tributário

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

Cresce no Brasil e no mundo a consciência dos cidadãos em relação à transparência das organizações públicas e privadas. É comum encontrarmos nos jornais empresas em situações que levaram à perda de credibilidade, devido à não conformidade de suas operações com as obrigatoriedades fiscais em seus países ou regiões em que atuam. E mais do que prejuízo da imagem, episódios como esse levam as instituições a perderem valores de mercado.

Curioso é que nem sempre as empresas estão agindo por má fé. As normas fiscais brasileiras, por exemplo, sofrem alterações   dia a dia, seguindo o movimento de tornar a rastreabilidade do Fisco cada vez mais forte.

Para não ser surpreendido na hora de prestar contas ao Fisco, elencamos alguns conselhos para ajudar a direcionar a estratégia da sua empresa no planejamento tributário:

1 – Enxergue a Governança como um diferencial competitivo. As empresas precisam passar aos seus consumidores e clientes que são responsáveis socialmente e civilmente.

2- Utilize o conceito de controladoria. Tenha visão completa das operações da empresa.

3- Muitas empresas pagam impostos a mais por desconhecerem as regras fiscais, por isso, não pense que investir em soluções fiscais e tributárias é apenas mais gasto para a corporação.

4- Aposte em tecnologias e serviços para tornar assertiva o cumprimento das regras fiscais. O trabalho manual, além de mais demorado, é bastante suscetível a erros e dificulta a rastreabilidade.

5 – Não pagar ou pagar errado pode levar à falência, daí a importância de contar com profissionais especializados em obrigações acessórias para gerir a entrega das atividades tributárias.

As empresas podem não ter sucesso por pagar os impostos corretamente e em dia, mas já vimos diversas empresas “quebrarem” por apresentarem incorretamente suas obrigações fiscais e acessórias.

Diante dos fatos recentes que vemos nas mídias, acreditamos que é o momento para as empresas e os profissionais se atualizarem e investirem em procedimentos de Governança, Assurance, Compliance e Responsabilidade Social e Civil.

Escreva um comentário