contato@j2rconsultoria.com.br
+55 (11) 4119-9850

Conselhos do Prof. Edgar Madruga para lidar com a DCTFWeb

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

“Não adianta reclamar do SPED. É preciso se adaptar a ele, pois não há volta”. Com essa colocação, o professor e auditor Edgar Madruga deu início ao Webinar sobre DCTFWeb, ministrado exclusivamente ao público da J2R, no dia 18 de abril de 2018. Na ocasião, Madruga deu diversas dicas aos profissionais contábeis que terão de lidar com a emissão da DCTFWeb, a nova declaração que nasce integrada a outras aplicações do SPED.

Um dos pontos mais destacados na apresentação diz respeito à relação da DCTFWeb com a Compliance das empresas, pois a declaração é gerada a partir das informações do eSocial da EFD-REINF. Cadastros errados geram emissão incorreta do imposto (DARF) a ser pago. E uma vez gerado o DARF, fazer a solicitação de correção do tributo implica numa longa caminhada.

“Na hora em que aparecer o valor a ser pago é que as pessoas se darão conta da importância das informações que estão mandando para o Fisco”, alertou o professor. A melhor forma de evitar esse tipo de problema é auditar as informações antes de enviar a DCTFWeb. Preferencialmente, essa auditoria deve ser feita de forma online e relacionada ao Compliance tributário.

Outra dica bastante válida é estar atento à exposição de riscos que fornecedores e clientes podem trazer para a empresa. Eles também precisam estar com seus cadastros em dia com o Fisco.

Por fim, vale buscar assessoria técnica para olhar os detalhes e evitar o impacto dos erros. A DCTFWeb é só o produto final de outras obrigações acessórias.

Quer saber mais? Vamos marcar um diagnóstico fiscal na sua empresa, fale com a gente.

Escreva um comentário