contato@j2rconsultoria.com.br
+55 (11) 4119-9850

Agro precisa da inovação da tecnologia para ser um negócio sustentável

//
Postado por
/
Comentário0
/
Categorias

Considerada a área de maior destaque na economia brasileira, o agronegócio tem registrado crescimento nos últimos anos, com boas perspectivas para o futuro. Aliado a isso, o uso de tecnológicas adequadas, que ajudam a otimizar e colocar em prática processos inovadores, é o melhor caminho para tornar o negócio sustentável.

Isso será possível porque a disponibilidade de dados representa ganhos reais a todos os participantes do processo. Até um pequeno produtor pode aproveitar as vantagens de uma solução que o ajude a entender melhor as formas de preparo do solo ou evitar multas em caso de fiscalização do Fisco. Para os grandes, ferramentas de TI e de gestão fiscal maximizam os recursos.

A necessidade de fazer mais com menos está presente em todos os segmentos e no campo significa maior produtividade. A tecnologia da informação pode encurtar, por exemplo, o tempo de safra ao seguir modelos de negócios que visam o crescimento. Ou, ao adubar, a configuração e a metodologia usadas na aplicação influenciam no controle de insetos.

Em uma gestão inovadora todos os dados gerados, desde a preparação do solo até a colheita,são monitorados e cruzados. E os controles fiscais, financeiros e tributários estão integrados a esses dados para que a tomada de decisão seja baseada em informações analíticas.

Duas tendências tecnológicas nessa área:

Armazenamento estratégico

– A estocagem das safras em silos para preservar, de forma adequada, os alimentos e suprir a carência de produtos na entressafra, permitem movimentação contínua do agronegócio. Comum em países como os EUA, no Brasil armazenamento de produtos nas propriedades ainda não é muito usado, mas está em crescente demanda.Aqui já existem silos de baixo custo, porém,para serem estratégicos demandam uma gestão adequada, por meio de tecnologia, para que o resultado seja bem-sucedido.

Como incentivo, o Banco do Brasil tem um Programa para a Construção e Ampliação de Armazéns – PCA. A finalidade é apoiar os investimentos necessários à ampliação e à construção de novos silos. Na Expodireto 2016, o banco ofereceu financiamento de 100% do projeto, com taxa de juros de 7,5% ao ano e prazo de até 15 anos, incluídos três anos de carência;

TI no Campo

– As tecnologias atuais ajudam na gestão de toda a produção. A administração correta dos estoques, do controle de custos o gerenciamentoda produção aumenta os lucros, por meio de um plano adequado de compra de insumos, por exemplo. E esse é apenas um dos vários desafios que os empresários do setor enfrentam. Ao gerenciar a produção e fazer projeções para o futuro, os custos são reduzidos e os lucros aumentam.

Entretanto, alguns ainda resistem à tecnologia por temer o desafio de treinar os funcionários para utilizar os sistemas, mas hoje as soluções são mais simples de implantar e têm sido assimiladas rapidamente pelos colaboradores. Deixar de investir em tecnologia significa a estagnação do agronegócio e a perda de espaço no mercado.

 

Escreva um comentário